Ensaiando

O LADO SOMBRIO DO CHOCOLATE – Para você pensar na sua Páscoa de 2017


           Eu gosto e sempre gostei muito de chocolate, porém infelizmente parece que aquele que adoça a boca nem sempre adoça também o coração.

 

           O Filme Documentário “THE DARK SIDE OF CHOCOLATE” (“O lado sombrio do chocolate”), de Miki Mistrati e U. Roberto Romano, mergulhou na fonte fornecedora do cacau para as muitas das multinacionais, as grandes grandes chocolateiras do mundo. E infelizmente veio trazendo notícias literalmente amargas e difíceis de se engolir em pleno século 21.

           Não se pode moralmente ignorar a origem dos produtos que importamos e que são vendidos em nossa terra. Mesmo que estes nos sejam úteis. Como saberemos se são casos modernos de “diamantes de sangue”? É bem difícil saber exatamente. Porém quando uma equipe jornalistica, encabeçada pelo premiado jornalista dinamarquês, Miki Mistrati, mergulha nesse submundo o mínimo que podemos fazer é dar um pouco de nossa atenção ao caso, tirarmos nossas próprias conclusões e pensar em opções para a próxima Páscoa de 2011 em resposta à situação, não mais hipotética de rapto e trabalho escravo infantil.

 

 

(The Dark Side Of Chocolate – Trailer Legendado)

 

O Documentário inicia indagando se o chocolate que consumimos é produzido com o uso de trabalho infantil e tráfico de crianças?  “O jornalista Miki Mistrati, vai atrás e investiga os boatos. Sua busca atrás de respostas o leva até Mali, na África Ocidental, onde câmeras ocultas revelam o tráfico de crianças para as plantações de cacau da vizinha Costa do Marfim. A Costa do Marfim é o maior produtor mundial de cacau, respondendo por cerca de 42 por cento da produção. Empresas como a Nestlé, Barry Callebaut e Mars assinaram em 2001 o Protocolo do Cacau, (Protocolo de Harkin-Engel) comprometendo-se a erradicar totalmente o trabalho infantil no setor até 2008. Será que o seu chocolate tem um gosto amargo? Acompanhe Miki até a África para expor “O Lado Negro do Chocolate”.

 

trab_escravo

 

 

O Lado Negro do Chocolate – Versão Resumida

 

O Lado Negro do Chocolate – Documentário Legendado PT (completo)

 

 

Site oficial:
http://www.thedarksideofchocolate.org

Deixe um comentário

Meu perfil

Agendando

novembro 2010
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 80.575 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

The 11th Hour  (2007)
Terças com Morrie