Ensaiando

The Jane Austen Book Club (2007)


* Gênero: Drama, Romance – EUA

* Direção e Roteiro: Robin Swicord

* Elenco: Jimmy Smits (Daniel Avila), Maggie Grace (Allegra Avila), Marc Blucas (Dean Drummond), Maria Bello (Jocelyn), Kathy Baker (I) (Bernadette), Amy Brenneman (Sylvia Avila), Emily Blunt, Kevin Zegers (Trey)

* Site Oficial: http://www.sonyclassics.com/thejaneaustenbookclub


cartaz

o cartaz

Aproveito para abrir 2009 com a sugestão deste filme, que apesar de não ser nenhum lançamento – para quem ainda não assistiu –  vale a pena conferir. O “Clube de Leitura de Jane Austen” é um drama romântico, leve e bem humorado, bem roteirizado e com boas falas. O mergulho nos personagens é feito na medida suficiente para nos deixar “apegar” por eles, nada muito raso, nem muito fundo.

A história, em resumo, trata-se de seis californianos que formam um grupo de leitura e discussão sobre os livros de Jane Austen, autora de “Orgulho e Preconceito” e outros famosos romances. Seis meses. Seis livros. Seis membros. Os encontros acabam revelando paralelos de experiências emocionais muito maiores.

Não é um clássico do ano, mas apresenta a teoria que indaga se o texto é que é escrito sobre o cotidiano da vida ou se a vida é mais inesperada e criativa do que qualquer texto. O ‘leitor-espectador’ é que decide no final de tudo. Mas o filme que surge como despretensioso, consegue ultrapassar a barreira do “filme-pipoca” e realmente apresentar reflexões interessantes sobre a complexa práxis do relacionamento humano. O elenco é competente e funciona bem: Maria Bello (Obrigado por Fumar), Josh Lucas (Poseidon), Ellen Burstyn (Divinos Segredos), Emily Blunt (O Diabo Veste Prada) e Jimmy Smits (Star Wars: Episódio III).

O filme busca mesclar histórias reais com a ficção de Jane Austen. Consegue seu objetivo em parte, ainda que simplifique demais as situações e os personagens, nos tradicionais estereótipos. Mas ainda assim é agradável.

Diz a lenda pela web que o livro “The Jane Austen Book Club”, de Joy Fowlers, sucesso de vendas nos Estados Unidos, já está sendo adaptado para o cinema por Robin Swicord (roteirista de “Memórias de uma Gueixa”, “Adoráveis Mulheres”, entre outros). A lenda também diz que ela  vai dirigir o filme e já escalou o elenco. Vale esperar (sentados) para conferir.  🙂


Ou seja, não assista esperando algum furacão arrebatador nas telas, mas é sincero no romance de sua trama.


(trailler)


Lá fora o DVD e o Blue Ray já sairam, por aqui ainda não vi… E você já assistiu este filme? Comente o que achou dele, ou ao menos se deu vontade de assistir?!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às domingo, 4 janeiro, 2009 por em Filmes e marcado , , , , , , , .

Meu perfil

Agendando

janeiro 2009
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 73,101 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: