Ensaiando

The 11th Hour (2007)


Documentário – “A Última Hora” (dublado//01h32min)

Produção e Narração: Leonardo DiCaprio.

image

Foi bem interessante ter esbarrado com esse documentário narrado e produzido por Leonardo DiCaprio, nos permite desfazer os estereótipos que  construímos das pessoas. Ele, por exemplo, colocou a mão no bolso para algo muito importante em termos de conscientização ambiental e social ao estilo Al Gore e “A História das Coisas”. Está fazendo a parte dele. Legal isso. O documentário aborda os desastres naturais causados pela própria humanidade. Mostra como o ecossistema tem sido destruído e o que é possível fazer para reverter esse quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas e líderes, como Stephen Hawking e o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, ajudam a esclarecer essas importantes questões, assim como indicar alternativas possíveis à sustentabilidade. Válida iniciativa de trazer este tema que cedo ou tarde será elemento de preocupação a toda a humanidade.

Depoimentos: Kenny Ausubel, Thom Hartmann, Wangari Maathai, Sandra Postel, Paul Stamets, David Orr, Stephen Hawking, Oren Lyons, Andrew C. Revkin, Sylvia Earle Ph.D., Paul Hawken, Janine Benyus, Stuart Pimm, Paolo Soleri.

O trailler legendado:

“…não é só o efeito estufa, não é só a dependência do combustível fóssil, não é só a erosão do solo, não é só a contaminação química das nossas terras e águas, nem somente o problema demográfico …a deterioração do meio ambiente e do nosso planeta é um [reflexo do] espelho externo de um estado interno. Tal externo, tal interno…”

As falas dos depoentes são bem interessantes, como por exemplo o comentário do fantástico plano de microrestauração e regeneração do solo através do micélios do cogumelo (fungos), imitando a forma, por assim dizer, curativa da própria natureza.

Quanto a isso temos estudos aqui no Brasil bem antes do documentário ser lançado, ou seja as inúmeras maneiras alternativas não são novidades, basta que se tenha vontade, incompetência e iniciativa política para utiliza-las em larga escala.

Para aprofundamento no assunto de microrestauração:
“Restauração de Areas Degradadas – Imitando a natureza”

Uma curiosidade legal brasileira:

A lei faz distinção (aprovação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – Lei 9.985, 18/07/2000, Diário Oficial 19/07/2000):

Art. 2º Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
* XIII – RECUPERAÇÃO: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original;

* XIV – RESTAURAÇÃO: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original.

Para quem ainda não conhece e se interessar em assistir, encontrei aqui um torrent via RapidShare. Maiores informações no site oficial da Warner Independent Pictures.

–   –   –   –   –

O e-mail que recebi hoje endossa e traduz um pouco da situação para nossas terras e políticas tupiniquins:

Sent: Thursday, February 12, 2009 12:36 PM
Subject: Tá calor, né?
A mata atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta. Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica.

O grande destaque da mata original era o pau-brasil, que deu origem ao nome do nosso país. Alguns exemplares eram tão grossos que três homens não conseguiam abraçar seus troncos. O pau-brasil hoje é quase uma relíquia, existindo apenas alguns exemplares no Sul da Bahia.

Atualmente da segunda maior floresta brasileira restam apenas cerca de 5 % de sua extensão original. Em alguns lugares como no Rio Grande do Norte, nem vestígios. Hoje a maioria da área litorânea que era coberta pela Mata Atlântica é ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura. Porém, ainda restam manchas da floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, no sudeste do Brasil.

Queridos, “O Dia Depois de Amanhã” está mais próximo do que a gente imagina…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu perfil

Agendando

fevereiro 2009
D S T Q Q S S
« jan   mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 73,101 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: