Ensaiando

Campanha da Fraternidade converte?


 

“A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA”

"Eis que um rei reinará segundo a justiça. Os olhos dos quem veem não mais serão ofuscados, e os ouvidos dos que ouvem estarão mais atentos. A justiça produzirá a paz e o direito assegurará a tranquilidade".

(Isaías 32, 1.3.17)

É curioso e ao mesmo tempo cansativa a forma pela qual, cada vez mais, ‘católicos’ fazem apologia a ‘católicos’ e a demais cristãos de outras denominações. A Misericórdia muitas vezes é esquecida nesse colóquio.

Desta vez a Campanha da Fraternidade é o alvo de uma campanha nos blogs, acusada de ser antilitúrgica (?!), "antiquaresmal" e mesmo anticristã. Sobra também para a CNBB por estar "escondendo do Papa" como se dá a CF pelas terras brasileiras.(?!)

A injustiça social e a violência em suas várias formas se dão, entre outras causas, pela ausência cada vez maior de Deus na vida das pessoas. Ausentando-se também o bom senso, o espírito de caridade fraterna desinteressada e a bondade do coração das pessoas.

 

 

A Campanha da Fraternidade não é um evento doutrinário e nem litúrgico, mas pastoral. Que se propõe a abrir diálogo, apresentar uma realidade e ser um momento forte de reflexão, não somente aos católicos, mas a todas às pessoas de boa vontade, independente de raça ou credo.

"A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a despertarem para a (importância de concretizarem, na prática diária), a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução. (…)

Seus objetivos permanentes são: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor: exigência central do Evangelho. Renovar a consciência da responsabilidade de todos na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Os temas escolhidos são sempre aspectos da realidade sócio-econômico-política do país, marcada pela injustiça, pela exclusão, por índices sempre mais altos de miséria. Os problemas que a Campanha visa ajudar a resolver, se encontram com a fraternidade ferida, e a fé, tem o compromisso de restabelecê-la. A partir do início dos encontros nacionais sobre a CF, em 1971, a escolha de seus temas vem tendo sempre mais ampla participação dos 16 Regionais da CNBB que recolhem sugestões das Dioceses e estas das paróquias e comunidades." (CNBB – Arquidiocese de São Paulo – Vicariato da Comunicação)

 

Oração da CF

 

Portanto aos que não a veem com bons olhos é um direito que lhes pertence. Mas repudiá-la é remar contra a correnteza de um convite à fraternidade é lamentável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às domingo, 29 março, 2009 por em Cultura e Comportamento, Espiritualidade, Videos e marcado , , , , , , .

Meu perfil

Agendando

março 2009
D S T Q Q S S
« fev   abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 72,429 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: