Ensaiando

Banco Universal de Dados


 

Eis o que parece ser uma ferramenta inestimável e fantástica fonte de pesquisa…

Biblioteca Digital Mundial
www

Tal como nos filmes de ficção científica onde o banco de dados de informações sobre todo o planeta estaria centralizada e concentrada num chip ou artefato, com a criação da Biblioteca Digital Mundial caminhamos para algo semelhante? Será uma futura Matrix cultural? Só o tempo dirá.

Uma vez que "o objetivo da Unesco é permitir o acesso de um maior número de pessoas a conteúdos culturais e também desenvolver o multilinguismo", seria isso o início de uma maior e mais acessível aproximação cultural entre os países? O que num futuro longínquo(?!) resultaria numa influência cultural interativa em todas as direções da informação? Interessante. Mas talvez não vivamos tempo suficiente para ver os vulcanos chegarem a Terra e darem o nosso primeiro empurrão estelar.

Eis a notícia pelo site da BBC Brasil:

“A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lança nesta terça-feira a Biblioteca Digital Mundial, que permitirá consultar gratuitamente pela internet o acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países, entre eles o Brasil.

Dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco ( http://www.wdl.org ).

A nova biblioteca virtual terá sistemas de navegação e busca de documentos em sete línguas, entre elas o português, e oferece obras em várias outras línguas.

Entre os documentos, há tesouros culturais como a obra da literatura japonesa O Conde de Genji, do século 11, considerado um dos romances mais antigos do mundo, e também o primeiro mapa que menciona a América, de 1507, realizado pelo monge alemão Martin Waldseemueller e que se encontra na biblioteca do Congresso americano.Entre outras preciosidades do novo site estão as primeiras fotografias da América Latina, que integram o acervo da Biblioteca Nacional do Brasil, o maior manuscrito medieval do mundo, conhecido como a Bíblia do Diabo, do século 18, que pertence a Biblioteca Real de Estocolmo, na Suécia, e manuscritos científicos árabes da Biblioteca de Alexandria, no Egito.Até o momento, o documento mais antigo da Biblioteca Digital da Unesco é uma pintura de oito mil anos com imagens de antílopes ensanguentados, que se encontra na África do Sul.

A Biblioteca Nacional do Brasil é uma das instituições que contribuíram com auxílio técnico e fornecimento de conteúdo ao novo site da Unesco.O projeto contou com a colaboração de 32 instituições, de países como China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, México, Rússia, Arábia Saudita, Egito, Uganda, Israel e Japão.

O lançamento do site será acompanhado de uma campanha para conseguir aumentar o número de países com instituições parceiras para 60 até o final do ano.  (…)”

 

Fonte BBC Brasil:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/2009/04/090421_bibliotecavirtualdf_ba.shtml

Anúncios

2 comentários em “Banco Universal de Dados

  1. Ane de Luxemburgo
    sábado, 25 abril, 2009

    Nossa!

    Parabéns por mais um post ótimo! (sempre me surpreendo quando venho visitá-lo!)

    Olha, a idéia em sua gênese é maravilhosa. Temos que aguarda como isso vai se desenvolver. A prática é sempre muito mais complicada.

    Essa troca de cultura, essa integração sempre soa como algo muito positivo (e acredito mesmo que seja), mas, não sei se tenho uma mania de colocar uma visão “apocalíptica” em tudo, ou se fqaz sentido. Fico receosa por culturas menos expressivas.

    Não que acredite que elas possam sumir para todo o sempre, mas ser que elas incorporem outras maiores e mais expressivas a ponto de que percam a própria identidade.

    Talvez a idéia de se ter uma cultura mundial, embora essa cultura seja obviamente mais dominada pelas características de culturas mais expressivas e mundialmente expandidas, seja muito válida e contribua, por que não, para uma identificação entre pessoas como cidadãs do mundo, membros de um mesmo lugar.

    Pode ser que através disso, a união entre povos e cooperação entre governos seja maior. Pode ser que haja fim de tantos conflitos.
    Mas o total inverso pode acontecer também, e acredito que até faça parte do processo evolutivo dessa troca cultural. Conflitos para rechaçar a entrada de culturas estrangeiras e tal.

    Mas é como você mesmo disse, Guto. Ainda é muito cedo para se fazer previsões, e talvez nossa geração nem veja o desenrolar disso.

    Mais uma vez, parabéns pelo blog!

    Curtir

  2. Guto Santos
    domingo, 26 abril, 2009

    Olá Ane,

    Obrigado pela sua visita e pelas palavras de seu post. Realmente, acredito nas boas trocas. O perfil histórico-cultural das civilizações é dinâmico e influenciável desde sempre. Ora positivamente, ora nem tanto. Talvez, quem sabe, a idéia de uma “cultura mundial” uniforme vá de encontro às histórias das literaturas “pré-cognitivas” de ficção(?!), como por exemplo se um dia vier a existir algo como um governante do planeta, tipo um presidente das nações… imagine o ‘barulho’ da campanha da oposição…rs. Confabulações à parte, se por um lado existe a importância de uma concreta e eficiente cooperação mundial, também poderíamos somar a isso – ao menos em parte – as diferenças culturais entre os povos que paradoxalmente ensinam tanto sobre tolerância, outros lados da beleza e a importância de uma identidade. Que este Banco de Dados possa ser um espaço precioso e e cada vez mais, de descobertas e diálogos futuros. Eu gostei. Será que a paz mundial virá de algo semelhante?? Perguntemos aos nossos tataranetos…rs. Valeu!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às terça-feira, 21 abril, 2009 por em Cultura e Comportamento e marcado , , , .

Meu perfil

Agendando

abril 2009
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 73,112 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: