Ensaiando

Desmatar gera progresso efêmero e aparente


Diz um estudo feito por cientistas brasileiros e estrangeiros, que mapearam os efeitos econômicos e sociais do desmatamento em 286 municípios da Amazônia.

O estudo, publicado no site da revista Science, analisa indicadores econômicos e de desenvolvimento humano de cidades da Amazônia que preservam até 90% de sua área com cobertura original de floresta e outros que têm apenas 5% de seu território preservado.

A análise mostra que a retirada da mata para alimentar serrarias ou para abrir espaço para o gado ou plantações de soja gera, num primeiro momento, um incremento na atividade econômica da cidade, mas que se esgota num período de até cinco anos.

As cidades desmatadas, no entanto, não conseguiram converter a renda gerada pela destruição da floresta em desenvolvimento social.

De acordo com o estudo, os municípios menos verdes apresentam piores indicadores sociais, como taxa de analfabetismo mais elevada, menor expectativa de vida e menos acesso a serviços de saúde.

O estudo tenta demonstrar que além de comprometer o meio-ambiente e a diversidade biológica, o desmatamento não cumpre sua alegada função de gerar desenvolvimento econômico além do curto prazo. Mesmo a riqueza auferida com a destruição da mata, mostra análise, não é convertida em melhorias para a vida dos moradores locais.

Fonte: Felipe Zmoginski, de INFO Online – sexta-feira, 12 de junho de 2009

Avanços históricos existiram em nosso país, de algumas décadas passadas até hoje. Mas o assunto ainda não foi tratado como deveria – com urgência e sensatez. A cada ano que a burocracia envolve a Amazônia, trata-se de kilometros de mata irreparavelmente destruída. É possível o país liderar avanços mundiais no sentido da preservação e do desenvolvimento racional e sustentável, mas para tanto ainda é preciso existir uma convergência do governo e da sociedade. E rápido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu perfil

Agendando

junho 2009
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 73,101 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: