Ensaiando

Projeto Ficha Limpa: campanha pela ética na política intensifica coleta de assinaturas


 

Simultaneamente enquanto a sociedade acompanha as notícias da vergonhosa crise no Senado Brasileiro e ao bate boca de feira de rua que se deu recentemente, vale reforçar que a Campanha da ética na política, está acontecendo, mesmo que meio em pano de fundo na mídia. O movimento intensifica a coleta de assinaturas.

Após alcançar a marca de 1 milhão de assinaturas, a Campanha Ficha Limpa volta-se para as últimas 300 mil assinaturas, a fim de que a iniciativa possa ser enviada ao Congresso Nacional brasileira como um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PL) em prol da ética na política.

Segundo informa a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), uma ampla coleta de assinaturas será realizada entre os dias 7 de agosto e 7 de setembro, em todo o país. O objetivo é colher 300 mil assinaturas em 30 dias. Para a coleta da assinatura é preciso que a pessoa leve o seu título de eleitor.

 

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) promoverá uma agenda de mobilizações e atos culturais ao longo deste mês com a expectativa de finalizar a coleta e encaminhar o PL à Câmara dos Deputados em setembro.

A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008, na Assembleia Geral da CNBB e desde então conta com um apoio crescente de diversos segmentos da sociedade.

No Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese dio Rio de Janeiro afirma:

Em nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro, a coleta de assinaturas para a Campanha Ficha Limpa será intensificada em nossas paróquias e comunidades entre os dias 26 de julho e 16 de agosto. Por isso, faço um veemente apelo ao clero e às forças vivas de nossa Igreja Metropolitana para que se empenhem na conscientização dos fiéis à adesão consciente desta Campanha, que tantos benefícios trará às gerações futuras.

 

O vigário Episcopal para a Caridade Social da arquidiocese, padre Manuel Manangão, será o incentivador nas paróquias pela captação de assinaturas. A campanha, segundo ele, precisa de cuidados especiais.

– É preciso ter cuidado porque cada pessoa só pode assinar uma única vez. Se o sistema detectar uma assinatura ou título de eleitor repetido, uma folha inteira será cancelada – advertiu.

O coordenador arquidiocesano de Pastoral, monsenhor Joel, explica que há quatro problemas enfrentados pela Campanha Ficha Limpa:

– Primeiro não há muita divulgação. Segundo é um processo difícil, pois é necessário o título de eleitor e as pessoas não costumam andar com ele. Há também pouca mobilização das comunidades. E, por fim, há falta de esclarecimento sobre a lei.

Monsenhor Joel acrescenta ainda que é importante a colaboração das pessoas para incentivar que se chegue a 1,3 milhão de assinaturas necessárias para a campanha.

Seja você, também, o primeiro a colaborar para banir da vida pública aqueles que se encontram inábeis. Não podemos ficar inertes ao que nos cerca na vida política brasileira, sendo plausível que o relativismo empobrece, como ensina Bento XVI: “Para educar, é preciso saber quem é a pessoa humana, conhecer a sua natureza. A progressiva difusão de uma visão relativista desta coloca sérios problemas à educação, sobretudo à educação moral, prejudicando a sua extensão a nível universal. Cedendo a tal relativismo, ficam todos mais pobres” (“Caritas in Veritate” n. 61).

Imprima e/ou não deixe de assinar o formulário

* OBS: PARA A ASSINATURA É PRECISO OS DADOS DO TÍTULO DE ELEITOR.

 

Maiores informações nas fontes: ZENIT , MCCE, CNBB , Arquidiocese do Rio , Canção Nova e O GLOBO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu perfil

Agendando

agosto 2009
D S T Q Q S S
« jul   set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 72,427 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: