Ensaiando

Madre Teresa – filme


Madre Teresa
(“Mother Teresa of Calcutta”)

Madre Teresa

Informações Técnicas:
Título no Brasil:  Madre Teresa
Título Original:  Mother Teresa of Calcutta
País de Origem:  Espanha / Inglaterra / Itália
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 115 minutos

dvd-madre

 

Fazer um filme sobre uma figura religiosa, particularmente se a pessoa envolvida está ainda viva ou recentemente falecida (como é o caso) nunca é fácil, pois se cria uma expectativa no resultado da narrativa e demais fatos ainda mais quando se é uma das personalidades proeminentes do final do recente século passado e já tendo sido declarada bem aventurada pela Igreja Católica. Este filme, com o equilíbrio de uma simplicidade narrativa, conseguiu contornar a pieguice que existe em muitos filmes religiosos. Retrataram os fatos a fim de que a personalidade da mãe das missionárias da caridade pudesse ser um pouco mais conhecida, não somente revelando sua fé, força, perseverança, seu carisma e sacrifício heróico, como também seus momentos de dúvida, fraqueza, escuridão e vulnerabilidade. Olivia Hussey faz um trabalho magnífico em um papel muito difícil. A produção é muito bem cuidada. Há poucos filmes religiosos realmente grandes. Segundo comentário do site IMDb, este poderia ter sido um deles. A estrutura do filme é excelente, porém num todo, as vezes pode se ter uma impressão de um encadeamento de fatos um tanto confuso, pois os produtores tentaram incluir demasiadamente muitos incidentes, e talvez como conseqüência o storyline possa demonstrar estar faltando algo para o expectador sedento que mergulhe mais na história, mas nem de longe algo que comprometa o filme como um todo.

O site do IMDb destaca a informação de que "o tempo running italiano é 180 minutos, quase 40% mais longo do que a versão da língua inglesa. Talvez o problema encontre-se com a edição, e a versão mais longa faça um trabalho muito melhor. Tudo que eu posso dizer é que se optou trazendo alguns bocados do poço da história de Madre Teresa, ficando bem melhor que tentar algo demasiadamente mais longo.

A presente versão dublada é a de língua inglesa com 1 hora e 55 minutos. Ou seja, nunca um filme biográfico retrataria a integralidade da história vivida, seria ingenuidade pensar assim. Apenas estimula a percepção de como deve ter sido este e aquele fato e de certa forma se oferece a atualizar a sensibilidade de quem assiste servindo assim como um aperitivo da verdadeira caridade que vai de encontro aos necessitados, eis a mística. Sem dúvida um bom filme que faz pensar e para quem busca o bem comum, mesmo que não compartilhe uma crença em comum, vale a pena assistir “desarmado”, pois a vida de Agnes Gonxha Bojaxhiu é uma história bonita, cativante e de simplicidade que chega, por vezes, a incomodar.

(alguns trechos do filme sobre a vida de Madre Teresa)

 

(Madre Teresa em uma de suas últimas entrevistas e alguns depoimentos)

 

 

 

outras informações:

Prêmio Nobel da Paz em 1979 – biografia (em ingles)

alguns segundos de uma canção do filme

site oficial da causa da canonização

O que é um santo? / Qual o significado de uma beatificação e uma canonização.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às segunda-feira, 31 agosto, 2009 por em Espiritualidade, Filmes e marcado , , , , , .

Meu perfil

Agendando

agosto 2009
D S T Q Q S S
« jul   set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 73,101 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: