Ensaiando

Enquanto isso no primeiro mundo…


 

E costumam dizer que por ser do "primeiro mundo", seja "vanguarda" na visão das coisas. Muitas vezes é o contrário. "Vento que sopra cá, também sopra lá". E talvez em certas localidades a força do vendo seja mais forte do que em outras. Depois de 30 anos usando o cordão com a cruz, decide-se "proibir" o uso do mesmo. Falta de coisas mais importantes para se fazer, certamente.

 

Enfermeira cristã obrigada a deixar enfermaria por carregar um crucifixo

Processará o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido

Por Nieves San Martín

LONDRES – Uma enfermeira cristã do Reino Unido foi objeto de uma ação disciplinar por carregar um pingente com uma cruz.

Shirley Chaplin, de 54 anos, empreenderá uma ação no Tribunal Trabalhista por discriminação, já que a senhora Chaplin crê ser discriminada por causa de sua fé, informava nesta quarta-feira o Christian Post.

Anteriormente foi dito à senhora Chaplin, por parte do Hospital Royal Devon and Exeter, que não podia levar a cruz de prata de 2,5 centímetros abertamente em seu pescoço porque viola sua política de uniforme e é um risco para os pacientes, segundo o jornal Telegraph.

Também lhe disseram que ou aceitava o emprego em um posto não como enfermeira ou enfrentaria a demissão. O Serviço Nacional de Saúde (NHS) insistiu que o pingente poderia colocá-la em perigo ou algum paciente se fosse agarrado.

A senhora Chaplin disse que levava a cruz desde que começou a trabalhar no hospital há trinta anos, e afirmou que está sendo perseguida por suas crenças cristãs.

Contudo, o hospital se acomoda a outros símbolos de fé, tais como as enfermeiras muçulmanas que levam o chador(*), informou o Daily Express.

O jornal disse que a senhora Chaplin, mãe de dois filhos, de Kem, perto de Exeter, se aposentará dentro de oito meses.

Ela acrescentou: “Levei uma cruz por anos e agora, ao final de minha carreira, me disseram que deveria tirá-la”.

 

“Não posso explicar como a cruz é importante para mim. É como eu expresso minha fé. Dizer-me que devo tirá-la comoveu-me completamente. Minha fé cristã é o que motiva a cuidar dos demais”, disse Chaplin ao Daily Express.

“Mas sinto que estou sendo intimidada e vitimizada por minha fé. Fiquei impressionada quando o Executivo de Saúde e Segurança me disse que não há dados de nenhum caso de danos causados por um pingente”.

A senhora Chaplin foi apoiada pelo Centro Cristão Legal (CLC), um grupo que luta pela liberdade religiosa.

Andrea Minichiello Williams, advogado e diretor disse: “Hoje, uma enfermeira que serviu fielmente ao público de Exeter com suas habilidades profissionais foi forçada, sob coação, a deixar a enfermaria e assumir um papel administrativo, tudo porque a empresa não permite que carregue uma cruz, a imagem do cristianismo mundialmente reconhecida e apreciada.

“Não foi deixada nenhuma outra opção para a senhora Chaplin que aceitar, mas hoje nos instruiu para iniciar uma ação ante o Tribunal do Trabalho por discriminação contra seus empregados”, segundo informou a Associação de Imprensa do Reino Unido.

 

Fonte: ZENIT

 

 

(*) chador é um tipo de véu longo, que geralmente cobre o corpo e o cabelo da mulher muçulmana. É diferente da burka, já que esta última cobre todo o corpo, não deixando nada a mostra.

Anúncios

2 comentários em “Enquanto isso no primeiro mundo…

  1. MSilva
    terça-feira, 6 abril, 2010

    Opa, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo, se tiver interesse me adiciona no msn smatosjr@gmail.com ou me manda um email. Abraços Junior

    Curtir

    • Guto Santos
      sábado, 5 junho, 2010

      Fiz o contato a tempos, mas fiquei no “vácuo”, sem saber do que se trata caro colega. :O

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às quinta-feira, 24 setembro, 2009 por em Cultura e Comportamento e marcado , , , .

Meu perfil

Agendando

setembro 2009
D S T Q Q S S
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 73,112 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: