Ensaiando

The Cove – o massacre dos golfinhos em Taiji


O já premiado documentário “The Cove” (“A Enseada”), de uma hora e meia dos ativistas do OPS (Oceanic Preservation Society), denuncia corajosa e escandalosamente o massacre frequente de milhares de golfinhos em Taiji, no Japão. Faz pensar um pouco sobre o ativismo das entidades tradicionais de grande renome, como o Greenpeace, por exemplo. Tal o silêncio a respeito dos fatos aqui documentados.

“É a indústria do cativeiro que sustenta o massacre”

A narrativa retoma a “época de ouro” onde os golfinhos são assim por dizer apresentados ao mundo através da série de tv Flipper, que nos anos de 1964 humanizou o cetáceo inteligente, despertando o desejo das pessoas. Tendo um remake numa outra série de 1995 a 2000. Em ambos os casos um golfinho “nariz de garrafa”, conhecido também por golfinho “roaz corvineiro” (Tursiops truncatus). A mais famosa econhecida espécie de golfinhos do mundo, sem dúvida.

Em alguns lugares do mundo são intencionalmente capturados para a obtenção de comida ou simplesmente porque os pescadores acreditam que os golfinhos-nariz-de-garrafa estão competindo com eles e prejudicando a sua pescaria. (Oeste da África, norte do oceano Índico, Japão, Mar Negro, Sri Lanka, Peru, e em diversos outros lugares). São ameaçados também pela captura acidental em redes de pesca e pela captura intencional indiscriminada para o cativeiro. Em muitos lugares do mundo os golfinhos-nariz-de-garrafa são mantidos em cativeiro para apresentação pública de espectáculos acrobáticos. Infelizmente Taiji é um dos maiores exportadores mundiais de golfinhos para todas as finalidades. O documentário confronta e desnuda a hipocrisia, a ignorância e o perfil imperialista das autoridades japonesas.

A venda da carne contaminada com altos níveis de mercúrio sequer é recomendada ao consumo, pois o mercúrio é uma das mais letais substâncias não radiotivas existentes no mundo.

 

Quem assistir o documentário saberá porque a vida dos golfinhos não é compatível a uma domesticação no mais espaçoso ou “confortável” cativeiro. O que aliáis deveria ser extendido a todo animal, cetáceo ou não. Tendo algo semelhante também acontecido com as baleias Orca, “Free Willy”.

the cove

“A Oceanic Preservation Society (OPS) apresenta o seu primeiro documentário, The Cove, uma análise dos nossos oceanos e os nossos corações. Um massacre anual de golfinhos em uma enseada secreta em Taiji, no Japão sugere um microcosmo de uma imagem maior, o desrespeito do homem para a vida.

O tema amplia – Instalações de queima de carvão se multiplicam em todo o planeta, levando a altos níveis de mercúrio em frutos do mar, fonte primária do homem de proteína. Louie Psihoyos, reconhecido como um dos mais proeminentes do mundo ainda fotógrafos, estréia seu talento cinema neste longa-metragem documentário sobre os oceanos. Através da fotografia, ele se estabeleceu como um dos visionários mais prolíficos e profundo e os observadores sociais. Ele tem circulado o mundo dezenas de vezes para a National Geographic Magazine em missões fotográfico há 18 anos. Sua imaginação, inteligência e telespectadores guia icônico imagens através de questões complexas.

Ao longo da história, temos histórias de golfinhos salvando os seres humanos. Na Grécia Antiga, era um crime punível com a morte de prejudicá-los. Com este filme OPS esperanças para salvar golfinhos, e finalmente … a nós mesmos. A Oceanic Preservation Society é uma organização sem fins lucrativos dedicada a aumentar a sensibilização ea criação de medidas para melhorar a condição dos nossos oceanos.”

bscap0014 bscap0005 bscap0006 bscap0007 bscap0008 bscap0009 bscap0010 bscap0011 bscap0012 bscap0013

Quando puder assistir, assista. E se algo estiver ao seu interferir, interfira.

 

Atualizado em 22/12/2009:

Salve os golfinhos de Taiji

 

Mais sobre o assunto:

 

– “Taiji defende caça a golfinhos mostrada em documentário” (22/11/2009)

 

– Golfinhos – Sea Shepherd – Salvando golfinhos

– Campanha em Defesa aos Golfinhos de Taiji  (Flickr)

– Início da caça aos golfinhos reabre polêmica no Japão

– Filme sobre golfinhos causa revolta no Japão

– Surfistas protestam em Taiji contra massacre de golfinhos

– Caça Aos Golfinhos

– Manifestações nas embaixadas do Japão

– Massacre de Golfinhos no Brasil (Jornal Nacional)

– Film explores dolphin hunts

– Blog do Sea Sheperd sobre o documentário

– Navios baleeiros japoneses equipados com dispositivos acústicos
(Os baleeiros da frota estão equipados com dispositivos acústicos Long Range (LRAD). Esta é uma arma militar que envia ondas sonoras de alta freqüência concebidas para desorientar e eventualmente incapacitar. As ondas sonoras provocam desorientação e náusea)

Baleias estão cantando de forma cada vez mais complexa
(“…É ainda mais notável porque acontece em diferentes oceanos. São populações distintas, mas todas mostram uma mudança comum…”)

 

 

Relacionado: Neste blog – “Crueldade Animal”

Anúncios

3 comentários em “The Cove – o massacre dos golfinhos em Taiji

  1. Universo Paz e Amor
    domingo, 5 setembro, 2010

    Desculpe invadir seu blog, mas queria pedir que vc me ajudasse a divulgar.

    Tem aqui no Pará, aonde moro, uma indústria pior que essa de Taiji

    280 MIL TUBARÕES SÃO MORTOS TODOS OS ANOS AQUI. RECOLHE-SE AS BARBATANAS DE TUBARÃO E O RESTO VAI PARA O LIXO.
    São tubarões em extinção.

    Veja a matéria completa aqui
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/790192-ibama-apreende-14-t-de-barbatanas-de-tubarao-irregulares-no-para.shtml

    Se tiver medo de clicar no link, procure no google por Barbatanas de tubarão no Pará, é matéria da folha

    por favor, ajude a apoiar essa causa. é fácil olhar para o problema dos outros e não reconhecer que temos um problema pior em casa. Se puder divulgue no seu blog. Estamos no Brasil fazendo uma matança ainda pior que essa e sequer comemos a carne do tubarão.

    Curtir

  2. Olivia Siqueira
    segunda-feira, 23 julho, 2012

    Acabei de assistir o documentario sobre a matança dos golfinhos no japao em um canal italiano e confesso que nao consegui dormir! Estou chocadaaaaaa.

    E assim temos varios exemplos mundo à fora! baleias, tubaroes, golfinhos, cacharros na Ucrania, e muitas outras atrocidades que “o animal ser humano” comente…

    Entenderei se acontecer uma tragèdia mundial atravès da natureza ( terremotos, maremotos, furacoes, tsunames )… è a resposta ao que os homens fazem.

    http://www.estourevoltadissima.com.br

    Olivia Siqueira

    Curtir

    • Guto Santos
      terça-feira, 24 julho, 2012

      Realmente é lamentável Olívia. É um pouco – ou muito – sobre uma frase comumente atribuída à Leonardo da Vinci: “Chegará o dia em que todo homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade.”

      Até esse dia chegar temos que cumprir a nossa parte, principalmente na educação de nossas crianças, no respeito e na alteridade ativa, no convívio e na interação em sociedade. Infelizmente a crueldade não tem bandeira ou nacionalidade, encontra-se sempre ao alcance dos covardes cosmopolitas.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu perfil

Agendando

dezembro 2009
D S T Q Q S S
« out   jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 73,112 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: