Ensaiando

Amazing Grace


Wintley Augustus Phipps, nascido em Trinidad Tobago, possui bacharelado em Artes e Licenciatura em Teologia. Serviu como pastor em várias igrejas em Washington DC. É um famoso intérprete e orador, iniciador inovador dos projectos especiais, como a “Academia dos Sonhos” (uma organização sem fins lucrativos, dedicada a auxiliar, através de programas de educação, crianças, jovens em risco e ex-presidiários).

Wintley Phipps, faz uma introdução sobre a “gospel music” (música espiritual), termo tão atualmente tão desgastado e referido a todo tipo de canto “spritual”, até mesmo em nossas terras tupiniquins. Ele destaca o antigo e original canto espiritual dos escravos negros (composto na escala pentatônica), de onde uma combinação supostamente mais restrita que a escala convencional “branca” (Dó, Ré, Mi, Fá…), pode brindar e, por que não, imortalizar canções de uma simplicidade que esconde uma verdadeira potência.

A canção “Amazing Grace”, cantada por inúmeros cantores e cantoras americanos e estrangeiros, longe de se torna uma melodia cansativa revela a sua fecundidade na interpretação absolutamente primorosa de Wintley, demostrada no video abaixo, onde Wintley relata a origem da citada canção.

________________

John Newton (autor da letra da canção Amazing Grace), depois de um curto tempo na Marinha Real, iniciou sua carreira como traficante de escravos. Certo dia, durante uma de suas viagens, o navio de Newton foi fortemente afetado por uma tempestade. Momentos depois que ele deixou o convés o marinheiro que tomou o seu lugar foi jogado ao mar, por isso ele próprio guiou a embarcação pela tempestade. Mais tarde ele comentou que durante a tempestade ele sentiu quão frágil e desamparado eles estavam e concluiu que somente a Graça de Deus poderia salvá-los naquele momento. Incentivado por esse acontecimento e pelo que havia lido no livro, Imitação de Cristo, supostamente de autoria do padre Tomás de Kempis, ele resolveu abandonar o tráfico de escravos e tornou-se cristão, o que o levou a compor a canção Amazing Grace (“Graça Maravilhosa”).

Anúncios

Um comentário em “Amazing Grace

  1. Raimunda Carvalho
    domingo, 21 maio, 2017

    Nossa! Que história linda. Mais uma demonstração da mão de Deus operando neste filho seu. Peço a Deus que continue derramando bênçãos em inúmeros necessitados de sua graça.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu perfil

Agendando

março 2010
D S T Q Q S S
« jan   abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 72,427 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: