Ensaiando

Quando a lei se distancia da justiça (2/2)


 

O caso do assassinato da jovem engenheira Patrícia Franco possui um site (www.cadepatricia.com.br) que foi criado pela família para divulgar todas as etapas da investigação e mostrar que, até hoje, o caso está sem solução. Diferente do caso anterior (de Maristela), que foi arrastado por 21 anos, o caso desta jovem desaparecida se arrasta a um ano sem resposta. E ainda com uma grave divergência de laudos técnicos. Se referem a ser um caso “misterioso”, porém não vejo assim uma vez que o cinto de segurança estava afivelado ao banco e o corpo da jovem desapareceu. A voz, o peso, a competência e a consistência da polícia científica parece não estar sendo suficiente. Estão em xeque. Nossos CSI são tão fracos assim? Vejamos…

 

 

 

As Polícias Civil e Militar divergem em inquérito sobre desaparecimento de engenheira do RJ:

“Em seu inquérito, a Polícia Militar inocentou os quatro policiais que haviam sido apontados como responsáveis pelo crime. Para a Polícia Civil, os policiais atiraram no veículo após uma blitz e desapareceram com o corpo da vítima. Apesar da conclusão do inquérito militar, o processo ainda corre na Justiça. No dia 9 de junho, os quatro PMs serão ouvidos no Primeiro Tribunal do Júri. Depois deve ser marcada a data do julgamento dos policiais. Patrícia Amieiro desapareceu em 14 de junho de 2008. O carro da engenheira foi encontrado dentro de um canal na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.” (Redação: Marielly Campos – e-Band)

 

Os laudos da polícia civil e da polícia militar tiveram conclusões contrárias, sendo que o inquérito militar absolveu os PMs acusados de terem assassinado, ocultado, mutilado e queimado o corpo, além de não terem preservado o local para perícia e tentarem eliminar provas. Convenhamos que um ano para se investigar as circunstâncias de um evento é um tempo mais que suficiente para se chegar a conclusões técnicas até mesmo pelas perícia mais básica.

De certo que uma acusação é de caráter preliminar, tendo que haver algo mais contundente e substancial para chegar-se a um “xeque-mate” definitivo e inequívoco sobre a questão. Mas de cara, o olhar leigo, porém atento, percebe que existe muita coisa mal resolvida para se afastar a hipótese do envolvimento. Existe um inquérito aberto para investigar ameaças de morte que os peritos do Instituto Carlos Éboli estariam sofrendo de policiais militares, segunda denúncia feita ao Disque Denúncia. Segundo a imprensa, apesar da absolvição dos PM, o inquérito continua a correr.

A divergência de laudos é lamentável uma vez que a análise técnica e científica preliminar (mesmo leiga) não dá margem a ter sido um simples acidente de trânsito. Enquanto o processo contra os policiais militares corre na Justiça, os agentes continuam trabalhando na área administrativa do 31 º BPM (Recreio dos Bandeirantes).

 

 

 “Após os depoimentos, os peritos relataram que foram obrigados a falar sobre os laudos referentes ao sumiço de Patrícia e constrangidos na sala de audiência da Auditoria de Justiça Militar. As denúncias foram feitas à promotora Viviane Tavares Henriques, do 1º Tribunal do Júri. A promotora informou que vai ouví-los sobre o caso quinta-feira. O Tribunal de Justiça também abriu uma apuração. Uma nova audiência ocorrerá em 9 de junho.” (2010). (Terra Notícias)

 

 

PRIMEIRA PERÍCIA

COMPLEMENTO DA PRIMEIRA PERÍCIA

 

 

 

 

 

Onde há fumaça, há fogo…

Que a lei não se distancia por mais tempo da justiça…

Até 09 de junho!

Basta!

 

 

 

 

 

Fonte:

PM inocenta policiais por sumiço de engenheira (03/05/2010)

Inquérito que aponta inocência de PMs no caso de engenheira pode ser reaberto pelo Ministério Público (portal Rede Record)

Caso Patrícia Amieiro: PMs acusados de ameaçar peritos são inocentados (Extra online)

Depoimentos contraditórios complicam os PMs (Extra online)

Inquérito afirma que PMs são inocentes em caso de engenheira (Terra)

Site do Movimento “Cadê Patrícia”

Bala encontrada em carro de engenheira é compatível com arma de PM

Perícia Criminal.com

Mais vídeos e reportagens sobre o caso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às segunda-feira, 17 maio, 2010 por em Notícia e marcado , , , , .

Meu perfil

Agendando

maio 2010
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 72,427 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: