Ensaiando

Escritores da Liberdade (Freedow Writers)


Mesmo não sendo uma “novidade”, mesmo não sendo nenhum lançamento, penso que vale a pena comprar o livro e ver o filme, mas não esqueça: Liberte-se!!  🙂

 

freedomdiary

 

O filme “Escritores da Liberdade”, baseado no livro de mesmo título (que reúne textos e poemas de seus alunos do ensino médio, de uma escola em Long Beach, Califórnia), escrito pelos Escritores da Liberdade e Erin Gruwell. Narra a trajetória da professora de inglês, Erin Gruwell, vivida no filme pela atriz Hilary Swank. Ela vive Erin, a professora idealista que provoca e intermedia uma mudança no mundo dos seus alunos quando guerras de gangues raciais estavam em alta graças à expansão do hip hop pela MTV. E assim, utilizando de métodos nada convencionais, a professora leva jogos e dinâmicas de inclusão, passeios fora da cidade, e leitura de livros alternativos, despertando assim o interesse pelo estudo e derrubando aos poucos, barreiras de preconceito entre eles. Eis uma verdadeira pedagogia libertadora, penso que o professor Paulo Freire ficaria muito feliz após assistir esse filme.

 

 

Assisti ao filme depois de uma breve dica, como gosto de conferir filmes, fui conferir e gostei bastante. É um filme honesto e simples, boas cenas e bom roteiro. Especial, sem ter efeitos especiais e a tradicional ‘pirotecnia’ americana. O filme é um daqueles que inspiram e emocionam, sem ter o apelo piegas do ufanismo estadunidense… a professora Erin Gruwell realmente é "gente que faz". É uma boa, simples adaptação e bem cuidada adaptação (que não precisava mesmo de nada além do que foi feito), que pega carona na tradição de filmar "baseado em fatos reais". Alguns ex-alunos inclusive participam do filme como atores:

– Scott Glenn (Steve Gruwell)
– Imelda Staunton (Margaret Campbell)
– Patrick Dempsey (Scotty Casey)
– Mario (Andre)
– April Lee Hernandez (Eva)
– Robert Wisdom (Dr. Carl Cohn)
– Jonh Benjamin Hickey
– Pat Carroll (Miep Gies)
– Hunter Parrish (Ben)

Erin Gruwell e os Escritores da Liberdade - 2006

(Erin e os Escritores da Liberdade)

Algumas cenas do filme tocaram-me fundo de uma forma diferente de quando assisti, por exemplo, "Ao Mestre com Carinho", com o Sidney Potier e "Sociedade dos Poetas Mortos", com o Robin Williams. É um outro "tipo" de filme, que lembra-me um pouco a frase que gosto do padre Champagnat, fundador dos irmãos maristas, que se refere a "amar o que o iniciante ama…". Dar importância (verdadeira) ao o que é vital para o outro a fim de conseguir adentrar "honestamente", no universo do próximo. Deu uma pontinha de vontade de voltar para dentro de uma sala de aula…

 

Erin - filme

O intuito desta ação era fazer com que os alunos – em sua maioria envolvidos em gangues e considerados sem futuro pela sociedade – escrevessem sobre suas experiências de viverem em guerra e assim, terem a chance de poder mudar o final da história, reconhecendo que são capazes de fazerem o que querem e não o que lhes foram imposto.

 

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA (aluna dá seu testemunho de inclusão)

 

De tudo isso várias aberturas se deram, inclusive originou um novo relato escrito, desta vez com dezenas de outros educadores que foram selecionados para contribuir com suas histórias para um novo livro:  “Esperança no Ensino” (Teaching Hope: Stories from the Freedom Writer Teachers and Erin Gruwell). Lançado pela Fundação "Freedom Writers", este livro reúne relatos e ensaios sobre as experiências dos professores e sua luta para alcançar seus alunos todos os dias. "É realmente um livro sobre a perseverança nesta profissão". Sem dúvida um belo fruto da perseverança. A "Freedom Writers Foundation" foi criada por Erin Gruwell, que iniciou a fundação para ensinar métodos de ensino para os educadores a fim de melhorar o desempenho acadêmico de seus estudantes.

Erin - teach1

 

 

Erin e os escritores (Erin e alguns dos Escritores da Liberdade)

 

 

 

erin-gruwell-color-2005-photoshop(Erin Gruwell)

 

 

 

Freedom-Writers (Erin, Hilary Swank e os Escritores da Liberdade)

 

Já em nossas terras tupiniquins onde o papel do professor tem sido extremamente diminuído no decorrer destas décadas, resta-nos depararmos com os extremos … caríssimas escolas particulares bilingues de um lado e as escolas estaduais e municipais sucateadas de outro. Triste situação que passa a educação em nosso país. Porém é preciso que não se perca a tenacidade e a esperança, pois somente através dela é possível a formação de pessoas com senso de civilidade, de cidadania, abertas assim aos valores mais altos que a sociedade brasileira tanto necessita em todos os níveis.

 

Enfim, é um filme que deveria ser assistido por todos aqueles que se importam com o futuro da educação e o amor do ato de mediar o conhecimento e transmitir valores humanizadores.

 

 

 

 

 

 

 

 

Para continuar a reflexão:

A Esperança na Educação da Boa Vontade

Educação: Juventude e Drogas

A pedagogia é uma jabuticaba?

“Conhece-te a ti mesmo” – Eu e o Espelho

The Blind Side – O Lado Cego (‘Um Sonho Possível’)

Anúncios

Um comentário em “Escritores da Liberdade (Freedow Writers)

  1. LUCIENNE ALENCAR
    quinta-feira, 20 maio, 2010

    GUTO, EU ASSISTI ESSE FILME. MUITO BOM!!!
    SINTO-ME MUITO CONTENTE EM PERCEBER QUE ESTÁ VOLTANDO A POSTAR NOVIDADES EM SEU BLOG!!! EM BREVE, SE DEUS QUISER, TEREI UMA. EU TE AVISO. UM FORTE ABRAÇO, LUCIENNE

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu perfil

Agendando

maio 2010
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 72,429 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: