Ensaiando

Preconceito velado, então revelado


     Ainda no contexto da recente eleição, um fato lamentável se deu e veio a tona com a força da polêmica. Recentemente a jovem Maiara Petruso  estudante de direito (já demitida por conta de suas declarações), postou em seu Twitter (e aparentemente também no Facebook) declarações ofensivas e racistas dirigidas ao povo do Nordeste. O triste se deu que muitas pessoas se manifestaram a favor, também escrevendo ofensivamente… e pelas fotos dos perfis e a forma de escrever, todos parecem ser jovens. Eis a desprezível xenofobia de parte da juventude do nosso país.

Ao ler a notícia fiquei pensando… na mentalidade e preconceito que parte significativa de toda uma geração carrega em si. O quanto a pessoa humana está invisível diante destas pessoas, o quanto o próximo está distante da humanização solidária, do sentir os sentimentos do outro… do sentir junto.

Mayara_Twitter

 

     É esse o racismo velado, que revelado, ainda existe no Brasil. Aquele que fica guardado, aquele que se manifesta pelo humor desrespeitoso, pela piada para o que nos é diferente, pela coisificação do sofrimento do outro e da própria pessoa.

     Muitos escreveram (no twitter e outras redes sociais) como se o problema do Brasil estivesse somente no nordeste e as pessoas que lá vivem. "Ingenuidade preconceituosa", se podemos falar assim. Que tipo de educação tiveram esses jovens para que chegassem ao ponto de muitos sequer o fazerem anonimamente, como é de praxe dos covardes e inconsequentes? Alguns colocaram seu nome e sobrenome, como se estivessem manifestando algum tipo de orgulho, assinando suas declarações "democráticas".

    

     Vale lembrar que a intolerância é meio de cultura, adubo e fertilizante para que muitas práticas de injustiça e desamor à pessoa humana venham a tona, saindo da esfera de palavras e discursos e se manifeste em atos, maltratos, agressões físicas e injustiças préconcebidas a muitas pessoas.

     O exemplo disso é que não somente na Europa, mas também no Brasil, o neonazismo é cultuado e admirado por parte de uma geração que sequer viveu essa parte da história de perto e tenta revivê-lo no neonazismo. (cf. nazistas brasileiros) Infelizmente esse tipo de intolerância também existe no Brasil, de forma "organizada" com tribos e clãs que se vestem e se comportam de forma determinada e também de pessoas, de família "boas e respeitáveis", de boa condição econômica e sócio-cultural, que muitos tiveram oportunidade de fazer seu cursinho de línguas enquanto estudavam em colégios particulares caros, que saem para as suas baladas e pagam a conta da noite com seus cartões de crédito compartilhado com papai e mamãe e voltam pra casa no carro caro, presente de aniversário dos pais. Ou seja um perfil social "acima de qualquer suspeita".

     Pelas notícias até mesmo a OAB entrou agora na história querendo saber quem são as outras pessoas que também postaram depoimentos racistas. Vamos ver no que isso vai dar. Independente das ameaças de processo, eu acho tudo muito triste, mas nada que uns 6 meses de serviços comunitários, visitando as famílias mais necessitadas da região, tendo contato corpo a corpo, sendo acolhida na casa humilde das pessoas, não “curasse”. Opa… acho que pelo visto este serviço iria encher vários e vários ônibus… será que vem aí um Projeto Rondon século 21, formado pelas patricinhas e pelos mauricinhos??? É um idéia…

 

Guto Santos

 

 

 

Mais sobre a notícia na internet:

MP vai avaliar se investiga racismo contra nordestinos no Twitter

Ministério Público prepara laudo sobre suspeita de racismo no Twitter

Escritório de advocacia lamenta ataques de ex-estagiária contra nordestinos na web

Presidente da OAB/PE explica notícia crime contra Mayara Petruso

OAB-SP repudia declarações de estudante de Direito acusada de preconceito contra nordestinos no Twitter

Pesquisa revela nível de organização dos nazistas brasileiros

Nazismo no Brasil

O nazismo como legitimação da irracionalidade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às quinta-feira, 4 novembro, 2010 por em Cultura e Comportamento, Refletindo e marcado , , , , , , , , .

Meu perfil

Agendando

novembro 2010
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 72,429 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: