Ensaiando

O paradoxo de nosso tempo


 tempo-3

O paradoxo de nosso tempo na história é que temos edifícios mais altos, mas pavios mais curtos; auto-estradas mais largas, mas pontos de vista mais estreitos; gastamos mais, mas temos menos; compramos mais, mas desfrutamos cada vez menos; temos casas maiores e famílias menores; mais conveniências, mas menos tempo; temos mais graus acadêmicos, mas menos senso; mais conhecimento e menos poder de julgamento; mais proficiência, porém mais problemas; mais medicina, mas menos saúde.

 

Bebemos demais, fumamos demais, gastamos de forma perdulária, rimos de menos, dirigimos rápido demais, nos irritamos muito facilmente, ficamos acordados até tarde, acordamos cansados demais, raramente paramos para ler um livro, ficamos tempo demais diante da TV e raramente oramos. Multiplicamos nossas posses, mas reduzimos nossos valores.

 

paradoxo do nosso tempo

Falamos demais, amamos raramente e odiamos com muita freqüência; aprendemos como ganhar a vida, mas não vivemos essa vida; adicionamos anos à extensão de nossas vidas, mas não vida à extensão de nossos anos; já fomos à Lua e dela voltamos, mas temos dificuldade em atravessar a rua e nos encontrarmos com nosso vizinho; conquistamos o espaço exterior, mas não nosso espaço interior; fizemos coisas maiores, mas não coisas menores; limpamos o ar, mas poluímos a alma; dividimos o átomo, mas não nossos preconceitos.

Escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos; aprendemos a correr contra o tempo, mas não a esperar com paciência; temos maiores rendimentos, mas menor padrão moral; temos mais comida, mas menos apaziguamento; construímos mais computadores para armazenar mais informações para produzir mais cópias do que nunca, mas temos menos comunicação; tivemos avanços na quantidade, mas não na qualidade; estes são tempos de refeições rápidas e digestão lenta; de homens altos e de caráter baixo; lucros expressivos, mas relacionamentos rasos; estes são tempos em que se almeja a paz mundial, mas perdura a guerra nos lares; temos mais lazer, mas menos diversão; maior variedade de comida, mas menos nutrição; são dias de duas fontes de renda, mas de mais divórcios; de residências mais belas, mas lares quebrados.

 

tempo-02

São dias de viagens rápidas, fraldas descartáveis, moralidade também descartável, ficadas de uma só noite, corpos acima do peso, e pílulas que fazem de tudo: alegrar, aquietar, matar.

 

Bob Moorehead – do livro Words Aptly Spoken

 

 

(uma das versões narradas e que difere de alguns textos, mas que também vale como reflexão)

 

* Fonte:

Essa é uma das versões pela web do texto “O paradoxo de nosso tempo”, pois parece-me que a cada divulgação o texto sofre alteração corte-acréscimo de algo. Apesar disso, acredito que valha como reflexão mesmo assim. Possivelmente o texto original se encontra em inglês e não encontrei o original para comparar, pois existem algumas traduções espalhadas pela internet, infelizmente a maioria não faz referência a autoria. Existem referências a Jeff Dickson, outras a um estudante sobrevivente do massacre da escola Columbine, no Colorado EUA, muitas à George Carlin, ator e comediante americano e a Bob Moorehead, um pastor evangélico de Seattle, sendo que esse último parece ser o suposto autor segundo o site Truthorfiction. (um similar americano ao brasileiro Quatro Cantos).

Ainda segundo informações do site (que afirma ter entrado em contato com o autor e confirmado a versão), Dr. Moorehead é ministro e ex-pastor da Igreja Cristã Overlake em Redmond, Washington. Tendo ele escrito o texto em 1990, que foi posteriormente publicado em 1995, em seu livro Words Aptly Spoken.

O site ainda agradece ao Instituto das Comunicações da Igreja cristã Overlake pela ajuda na confirmação desta história. Salvo engano, vi como a referência mais provável até agora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em quarta-feira, 2 março, 2011 por em Uncategorized.

Meu perfil

Agendando

março 2011
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 72,429 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: