Ensaiando

Pesquisa de ponta no Brasil: utilização de celúlas tronco da polpa do dente


Bancos de Cordão-02

Mais uma vez a pesquisa genética brasileira oferece opções eticamente mais viáveis do que o uso das células tronco embrionárias extraídas dos fetos humanos.

Desde 2004 o Ministério da Saúde lançou a rede nacional de BrasilCord, de armazenamento de sangue de cordão umbilical e placentário. Agora vem a tona a nova técnica que permite a utilização das células imaturas da polpa do dente. Com a vantagem de não ser invasiva e de ter uma resposta de reprogramação mais rápida.

Essa nova inovadora pesquisa aliada a um maior investimento nos Bancos de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) para o uso autológico e quem sabe novos centros para a aplicação dessa nova técnica é sem dúvida o caminho para uma pesquisa de ponta preocupada não somente com o avanço tecnológico mas também com a ética e a humanização da técnica.

 

"É motivo de comemoração na ciência brasileira. Um grupo de pesquisadores acaba de demonstrar, pela primeira vez, a reprogramação de células adultas de indivíduos brasileiros para um estágio pluripotente. Essas células, conhecidas como células-tronco pluripotentes induzidas (ou células iPS, do inglês), se comportam de forma semelhante a células-tronco embrionárias e tem o potencial de se especializar em outros tipos celulares. Com essa publicação, o Brasil entra para um seleto grupo de países que possuem a tecnologia. Com exceção da China, os outros são países desenvolvidos."

Bancos de Cordão-03

"No trabalho, o grupo inova no uso das células de origem. Ao invés de utilizar células da pele, como a grande maioria dos grupos fazem, Patrícia utilizou células imaturas extraídas da polpa de dente de crianças brasileiras. A vantagem? A técnica não é invasiva (não é necessário uma biópsia para extraí-las) e aparentemente o processo de reprogramação acontece mais rápido."

(G1 – por Alysson Muotri, 17/03/11 – "Pesquisa de ponta no Brasil")

Bancos de Cordão-01

Leia a íntegra da notícia no site G1:
http://g1.globo.com/platb/espiral/2011/03/17/pesquisa-de-ponta-no-brasil/

 

___________________________

*OBS: No site oficial do INCA é ressaltada a importante informação da diferença existente nos Bancos de Cordão Umbilical públicos e privados. Segue trecho publicado no site:

* Quais as principais diferenças entre os bancos públicos e privados?

“São serviços diferentes. O banco público disponibiliza as unidades imediatamente para quaisquer pacientes brasileiros que precisem de transplante de medula óssea e não tenham um doador familiar. A coleta é realizada com controles de qualidade e segurança e as unidades são utilizadas para indicações precisas, sem ônus para o paciente que irá se beneficiar. É a única modalidade recomendada pelos organismos internacionais e por publicações científicas. O banco privado tem legislação específica, de cunho comercial, com ônus para as famílias que desejam armazenar o sangue. Além disso, as indicações e aproveitamento do material são duvidosos, já que não existem publicações extensas sobre os resultados obtidos com uso de cordões armazenados em bancos privados. Armazenar o sangue do cordão em um banco privado é uma aposta num futuro que a ciência ainda não comprovou.”

* Qual o posicionamento do Ministério da Saúde com relação aos bancos privados?

“O Ministério da Saúde e a coordenação da Rede Brasilcord são contrários a esta atividade, principalmente pela falta de utilidade pública e pela forma enganosa como tem sido feita a propaganda dos bancos privados. Os órgãos internacionais recomendam que não deve ser feito investimento público em bancos privados.”

 

 

 

Links relacionados:

O que é um banco de cordão umbilical

Banco de cordão umbilical chega a todas as regiões do país

Sangue de cordão umbilical é mais usado do que medula

Perguntas e Respostas sobre Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (site do INCA)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às quinta-feira, 17 março, 2011 por em Notícia e marcado , , , , , .

Meu perfil

Agendando

março 2011
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 72,429 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: