Ensaiando

“Agostinho, o Declínio do Império Romano” – filme


dvd-santo-augustine-o-declinio-do-imperio-romano-franco-nero-3451-MLB4849193908_082013-F

[atualizado em 13/04/2015]

Em breve será lançada oficialmente a série (já lançada em DVD): “Agostinho, o Declínio do Império Romano” (“Augustine, The Decline of the Roman Empire”), minissérie de 2009, em duas partes sobre a vida de Santo Agostinho. O Papa Bento XVI já assistiu, no início do mês, em Castelgandolfo e inclusive lhe dedicou uma de suas teses de doutorado.

A projeção rolou em uma sala especialmente preparada na residência de Castel Gandolfo* para acolher um pequeno número de pessoas, incluindo membros da produção do filme e a diretoria da Rádio e Televisão Italiana, RAI.

Após a projeção de uma prévia do filme sobre a vida do Doutor da Igreja, Bento XVI comentou que “nós não podemos encontrar sozinhos a Verdade, mas a Verdade, que é Pessoa, nos encontra”.

Após o término da projeção, Bento XVI elogiou o trabalho do diretor Duguay e afirmou que o filme

“representa toda a realidade da vida humana, com todos os problemas, as tristezas, os insucessos, bem como o fato de que, ao final, a Verdade é mais forte que qualquer obstáculo e encontra o homem”.

“De fora, a vida de Santo Agostinho parece terminar de modo trágico: o mundo pelo qual e no qual viveu acaba, é destruído. Mas como foi dito aqui, a sua mensagem permanece e, ainda com as mudanças no mundo, perdura, porque vem da Verdade e conduz para a Caridade, que é o nosso destino comum”,

declarou Bento XVI.

Ao final, o pontífice agradeceu aos organizadores da projeção e disse esperar que a obra seja vista por muitas pessoas, de forma que, “vendo este drama humano, todos possam ser encontrados pela Verdade e possam encontrar a Caridade”.

A vida do santo, seus excessos e transgressões, até a crise existencial que o levou à conversão, são narrados pelo próprio Agostinho, ancião. Sediado em Hipona, o doutor da Igreja faz uma resenha de sua tormentosa juventude, e recorda sua mãe, Santa Mônica, como guia da salvação, num clima de ação e espiritualidade, em plena crise do Império.

O diretor do filme, o canadense Christian Duguay, é conhecido por ter dirigido filmes como “Joana D’Arc” (1999), “A arte da guerra” (2000), “Screamers” (1995) e “Hitler, a ascensão do mal” (2003). A minissérie é produzida Lux Vide, que já financiou séries como “A Bíblia” (emitida na Espanha por Antena 3) e “Don Matteo” (as aventuras de um sacerdote detetive). (CM)

O ator Franco Nero dará vida ao santo na velhice, enquanto Alessandro Preziosi (ator de teatro, especialista em Shakespeare) o recriará durante sua tormentosa juventude.

A série começa com o idoso Agostinho recordando sua vida pouco antes de morrer, assediado em Hipona, em 430, pelos exércitos vândalos. Narra-se, assim, a vida do santo, seus excessos e transgressões, até a crise existencial que o levou à conversão, no marco do colapso do Império Romano. Em Hipona, onde viria a ser sagrado bispo e escreveria sua regra.

Outro papel destacado é o de Santa Mônica (Monica Guerritore), como guia da salvação do seu filho.

Trailler

A minissérie se contextualiza no projeto Imperium, da produtora italiana Lux Vide, propriedade da família Bernabei. Lux Vide é muito conhecida por ter produzido séries como “A Bíblia” (emitida na Espanha por Antena 3) e “Don Matteo” (as aventuras de um sacerdote detetive do estilo do Pe. Brown, de grande êxito em vários países).

Dentro deste projeto, no qual se encontram trabalhos como “Augusto” e “Pompeia”, está prevista a produção de uma nova versão de “Bem-Hur”, que também será dirigida por Christian Duguay, em colaboração com outras produtoras americanas.

– – – x – – –

               A minissérie, se rodou por aí, não foi vista assim na tv aberta, porém hoje o Youtube está diferente de alguns anos atrás. Hoje aceita e comporta centenas de filmes completos, documentários e séries. Portanto atualizo abaixo a quem se interessar de assistir o filme. Infelizmente a versão dublada e legendada, foi retirada das hospedagens por aí devido a direitos autorais.

 

[Filme completo]

 

 

 

* as duas grafias: “Castel Gandolfo” ou “Castelgandolfo”, até o momento (ou que alguém venha a corrigir-me) encontram-se corretas.

Fonte:

IMDb

Gloria TV

Site Oficial – “Augustine, The Decline of the Roman Empire”

<

p align=”justify”>ZENITRádio VaticanaSacraMusic

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às segunda-feira, 13 abril, 2015 por em Espiritualidade, Filmes e marcado , , , , , , , , .

Meu perfil

Agendando

abril 2015
D S T Q Q S S
« jun   jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 72,427 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: