Ensaiando

“Laudato si” – Sobre o cuidado da casa comum”


"Louvado sejas, meu Senhor"

“Louvado sejas, meu Senhor”

 

          Quando terminei minha especialização em Literaturas Contemporâneas (que fiz como um feliz e grato excurso), pensei inicialmente em escrever sobre “Ecologia Humana”, pois sou biólogo de formação. Cheguei a reunir alguma bibliografia a respeito, mas como a idéia não estava muito sólida, fui convencido por minha orientadora a optar por Paulo Freire e assim prossegui. Mas eis que alguns anos se passaram e essa questão está mais atual do que nunca, pois desta vez não teremos a ‘Arca de Noé” para escapar…

          Alguns podem imaginar o motivo de uma encíclica papal ter esse viés ecológico. Ou ainda o que teria a ver Igreja com Ecologia. Pois bem, eis o convite para pensarmos e agirmos juntos, pois temos, vivemos e administramos nossa “Casa Comum”, queiramos ou não. Na encíclica o Papa pede que seja acolhida com o ânimo aberto e não faz nenhuma referência às teorias científicas que descrevem as mudanças climáticas, todavia o Papa faz um convite à discussão e ao debate destas hipóteses.

 

A nova Encíclica é composta por seis capítulos, são eles:

– “O que está a acontecer à nossa casa”,

– “O Evangelho da criação”,

– “A raiz humana da crise ecológica”,

– “Uma ecologia integral”,

– “Algumas linhas de orientação e ação” e

– “Educação e espiritualidade ecológicas”.

Sobre Ecologia Humana

Logo no início o Papa Francisco comenta:

          “A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que « geme e sofre as dores do parto » (Rm8, 22).”

          Este primeiro aspecto diz respeito ao impacto sobre os seres humanos e sobre o ambiente do progresso econômico, das novas tecnologias e do sistema financeiro. Em 2013, o Papa falou pela primeira vez de uma nova concepção de ecologia humana. “Os Papas falaram de ecologia humana unicamente ligada à ecologia ambiental… A pessoa humana está em perigo: isto é certo, a pessoa humana hoje está em perigo, aí está a urgência da ecologia humana”.

          Nada neste mundo nos pode ser indiferente. Temos que nos revestir da responsabilidade que é fazer a parte que nos cabe, seja pequenina ou não. Comenta ainda o Papa:

          “São João Paulo II debruçou-se, com interesse sempre maior, sobre este tema. Na sua primeira encíclica, advertiu que o ser humano parece « não dar-se conta de outros significados do seu ambiente natural, para além daqueles que servem somente  para  os  fins  de  um  uso  ou  consumo imediatos ». Mais tarde, convidou a uma conversão ecológica global.”

E finaliza:

           “Juntamente com todas as criaturas, caminhamos nesta terra à procura de Deus, porque, « se o mundo tem um princípio e foi criado, procura quem o criou, procura quem lhe deu início, aquele que é o seu Criador ». Caminhemos cantando; que as nossas lutas e a nossa preocupação por este planeta não nos tirem a alegria da esperança.”

(aqui o texto da Encíclica ‘Laudato Si’ na íntegra)

          Mesmo que você não compartilhe a crença da fé cristã, vale a pena fazer uma leitura desarmada e sem compromisso, quem sabe ao fim da leitura possa vir a perceber um pouco mais da importância de cuidar da nossa “casa comum”?

*ps: Ainda, em consonância com a encíclica do Papa Francisco, em 2016, pela quarta vez, a Campanha da Fraternidade Ecumênica da CNBB terá como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. A atividade será coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

 

Deixe um comentário com sua opinião e considerações a respeito.

 

 

 

Fontes :
CNBB
Rádio Vaticana
Texto da Encíclica na íntegra
Agencia Eclesia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu perfil

Agendando

junho 2015
D S T Q Q S S
« abr   set »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 72,429 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: