Imigração – Europa? Considero a posição da Alemanha neste caso, exemplar. Em contraponto a postura bárbara adotada pela Hungria…vergonhosa e xenófoba. O tema encontra-se em evidência, mas a anos vem acontecendo e com holofotes mornos e parcos da grande mídia.
Neste programa de televisão a escritora senegalesa Fatou Diome, apresentou enfática e pertinentemente seu argumento no debate sobre imigração e racismo exibido no dia 24/04/2015 no Canal France 2 (esta é parte II de III do debate).
O outro convidado, o jurista e historiador holandês Thierry Baudet, que é contra a União Europeia e contra a abertura de fronteiras entre os países europeus, cruzou os braços e fica com cara de paisagem diante das colocações… Concordar, gostar ou não, não é relevante diante da situação. Vale recordar que a Europa, historicamente, tanto já recebeu como já “exportou” imigrantes quando o “cinto apertou” por lá.
– “Essa gente que morre nas praias, e eu estou medindo minhas palavras, se fossem brancos, o mundo estaria tremendo.”
– “Você gostando ou não, isso é irreversível. Portanto, vamos achar uma solução coletiva, ou então, mude-se da Europa porque eu tenho a intenção de permanecer aqui.”
Comentários