Ensaiando

Ato e Potência


“O movimento é o ato que existe em potência.” 

(São Tomás de Aquino)

CRIATIVIDADE 04

          Longe de desejar abraçar uma posição metafísica e abstrata a respeito do que pode ser feito e não o é (nunca). Recordo um pouco o pensamento de Tomás de Aquino, frade dominicano, que dispensa apresentações e que “inverteu prioridades no pensamento medieval, dando ênfase ao mundo real e ao aprendizado pelo raciocínio”, fundando uma escola do pensar filosófico, o tomismo.

CRIATIVIDADE 03

          Talvez atualmente devêssemos rever as prioridades do nosso pensamento contemporâneo e cosmopolita e concentrar um pouco mais de nossas ações no “mundo real” que nos cerca. E refiro-me àquele que imediatamente nos cerca, literalmente ao “alcance do nosso braço esticado”. O quanto nós (ainda) podemos aprender com ele.

slide_6

          Para extrair das coisas sua essência, é necessário transformar em ato algo que elas têm em potência. Disso se encarrega o que Tomás de Aquino chama de inteligência ativa – em complementação a uma inteligência passiva, com a qual cada um pode formar os próprios conceitos.

frase-nada-do-que-esta-em-potencia-passa-ao-ato-senao-por-outra-coisa-que-esta-ja-em-ato-aristoteles-92527

          Penso sempre com um lamento para a deslumbrante região Norte e Nordeste do nosso país, desde que eu me entendo por gente, sempre vista com descaso e sutil esquecimento. Décadas se passam apenas aceitando-se as carências e convivendo-se com os problemas estruturais da região.

Nestes anos muitos tentaram, tentam e alguns até conseguiram levar alguma mudança, algum alento e conforto ás pessoas que por lá vivem, mas ainda é insuficiente diante do potencial para uma grande e profunda mudança. O que já antevia Josué de Castro em obras como: “Documentário do Nordeste” (1937), “Geografia da Fome” (1946), “Geopolítica da Fome” (1951), “Ensaios de Biologia Social” (1957), “Homens e Caranguejos” (1967), dentre outras.

CRIATIVIDADE 02

          Decerto a região Norte e Nordeste para mim retrata mas também simboliza toda e qualquer região carente em nosso país. Por isso que afirmo e sempre afirmarei… toda idéia ou notícia de uma “descoberta” deve ser seriamente investigada. Idéias e novas técnicas como a utilização da casca de banana e resíduos agrícolas como biossorvente na absorção do zinco e metais pesados, a poliuréia (polímero autorregenerativo), geração de energia eólica e fotovoltaica, o bioplástico, o carvão do caroço de açaí, o biodiesel, o copo biodegradável comestível, a pia ecológica, tijolos ecológicos, telha eco sustentável, uso do Chorume doméstico como adubo, a fitorremediação, os canteiros biossépticos, a máquina caseira de fabricação de saponáceos a partir de detritos, lagoa de estabilização aeróbia, et cetera.
CRIATIVIDADE 01

          E agora essa notícia promissora da dessalinização ecológica (e baixíssimo custo) da água do mar. Descoberta realizada por Galdino Santana de Lima, pesquisador autodidata de Santa Catarina (sim, ele não tem Lattes – e daí?!).

          E uma vez confirmada a veracidade e eficácia da técnica é dever de humanidade a sua divulgação (isso se deu em 2014. Por que não esbarramos em notícias desse projeto em 2015??? Se alguém tiver notícia, por favor poste comentário), ao menos para registro histórico diante dos interesses das grandes corporações nacionais e internacionais. Nisso a ferramenta da internet possui um enorme potencial… infelizmente só percebo cada vez mais buscas por notícias com bichinhos engraçadinhos, uma devassa da própria vida, atualizações sobre a vida íntima de celebridades e os demais “vapores existenciais”. Se conseguirmos ser mais seletivos e termos critérios mais exigentes ao repassar informações, talvez consigamos ter uma rede verdadeiramente útil, onde os exemplos bem sucedidos não sejam exceções e sim “regras”.

         Por isso penso que investir em Tecnologia Sustentável de Ponta não é jogar dinheiro fora. Enfim, só algumas caraminholas de um simples aprendiz sonhador e idealista que tem orgulho de viver no mesmo país dos colegas que publicaram e trabalham em todos estes projetos mencionados.

liberdade-01

* cf.:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu perfil

Agendando

setembro 2015
D S T Q Q S S
« jun   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 72,429 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: