Ensaiando

Caminho das Índias 2 – Slumdog Millionaire


 

    Quem quer ser Milionário?

Filme britânico de 2008, realizado pelo cineasta inglês Danny Boyle em Bollywood (como é chamado informalmente o rico e bem-sucedido pólo de produção cinematográfico indiano, que rivaliza em tamanho e riqueza com americana Hollywood) é ganhador de vários prêmios internacionais, entre eles, o Oscar e o Globo de Ouro.

Foi baseado e inspirado no livro "Q and A", do escritor e diplomata, Vikas Swarup, em 2003. Hoje ele é ministro e embaixador da Índia, baseado em Pretória. Em entrevista ao repórter Ubiratan Brasil, contou que decidiu escrever para combater a solidão que enfrentava em Londres à época e que foi lançado aqui em 2006 pela Companhia das Letras que relança agora a obra Sua Resposta Vale um Bilhão (tradução de Paulo Henriques Brito, 344 páginas, R$ 52).

"A ideia básica por trás do programa de perguntas e respostas foi mostrar que privilégio e riqueza não são impedimentos para a engenhosidade e que às vezes o conhecimento das ruas pode ser tão importante quanto o conhecimento extraído dos livros para se vencer um jogo como aquele". (Vikas Swarup)

 

Eu gostei do filme. Ainda não li o livro, mas certamente irá para a fila das boas tentações. É bom variarmos entre um lugar chamado Nothing Hill e um lugar chamado Mumbai… Embora esse "outro Caminho das Índias" seja mais rústico e dramático do que a perfumada história da recente novela, tem muita semelhança com a realidade de várias faces do nosso país.

"Quem quer ser milionário?" ("Slumdog Millionaire") é um filme indiano e que me surpreendeu pela construção narrativa e ótimo roteiro. É uma história de amor que supera várias dificuldades, mas até aí nada de novo. A diferença é que é uma história contada com surpreendente competência e criatividade, diante de um hiper-realismo que chega a angustiar em alguns momentos.

 

Latika (Freida Pinto), Jamal Malik (Dev Patel) e seu irmão mais velho, Salim (Madhur Mittal), são crianças marginalizadas (por viverem numa favela, terem se tornado orfãs e por serem muçulmanas), nasceram num bairro miserável de Mumbai onde tem uma infância dramática e dolorosa e respondem de maneira diversa diante das experiências dramáticas pelas quais passam.

Lá pela Índia alguns não gostaram muito do "Slumdog" no título, mas fazer o que, não? Nem só de Taj Mahal é feita a Índia. O filme trata em suas entrelinhas, de sobrevivência, superação, caráter, escolhas, dor e amor. Ingredientes nada novos, mas que se encontram na dose correta durante as quase duas horas de filme. Lendo alguns comentários sobre o filme ser estilo "conto de fadas" ou estar “glamourizando a pobreza”. Fala sério! Não pela sua estrutura universal (senão praticamente todos o seriam), mas só se for um "conto de fadas" pra lá de miserável e cruel… Não o classificaria assim, apesar dos ingredientes universais. A escolha e diferentes escolhas que os irmãos protagonistas fazem acenturam apenas que as opções existem seja qual for a realidade onde se vive.

Jamal, que consegue participar do programa Who "Wants to be a Millionaire?" o qual qualquer semelhança com o nosso tupiniquim "Show do Milhão" brasileiro não é mera coincidência. Trata-se da mesma franquia. Até os clichês, as situações previsíveis (a as imprevisíveis) ganham o espectador e levam a um mergulho nesse mundo indiano, tão semelhante a muitas realidades brasileiras.

Os saltos de tempo e os flashbacks são muito bem costurados e a narrativa não perde fluidez e ritmo, apesar do que eu cheguei a desejar que o flime tivesse uns 20 a menos. Mas tudo bem, mantém nossa atenção até o final e vale a pena. São os flashbacks que, por exemplo dão a dose certa de verossemelhança às respostas corretas de Jamal, pois acabam se contextualizando nas experiências que passou no decorrer de sua vida. Isso foi uma ótima sacada criativa.

 

 

* Site Oficial EUA – http://www.foxsearchlight.com/slumdogmillionaire
* Site Oficial Reino Unido – http://www.slumdogmillionairemovie.co.uk

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu perfil

Agendando

fevereiro 2009
D S T Q Q S S
« jan   mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Categorias

Ranking + votados

Estatísticas do Blog

  • 73,112 visitas
Atualizado 06/2015: Locations of visitors to this page

Principais postagens

%d blogueiros gostam disto: